8 de set. de 2012

Os perigos do laxante para emagrecer

Olá!
Esses dias eu vi um comentário no mínimo irresponsável da ex- paniquete Nicole Bahls sobre como manter o corpo em dia, ela respondeu que para enxugar a barriga ela corta os carboidratos até ai tudo bem e quando abusa na comida e sente culpa toma laxante. Achei essa última parte muito perigosa, os laxantes são perigosos quando usados indiscriminadamente e sem orientação médica.


Vamos saber um pouco sobre os efeitos do laxante. Separei esses trechos de textos sobre o assunto:

"Mas o que muitos não sabem é que além de promover uma falsa perda de peso, segundo a endocrinologista Maitê Chimeno, do Rio de Janeiro, membro da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estes remédios eliminam apenas líquidos (e não gorduras). Pior: junto com os líquidos, vão embora sódio, cálcio e potássio do organismo, podendo provocar desidratação. O uso dos laxantes irrita as paredes do intestino. O intestino deixa de funcionar naturalmente com acúmulo de fezes, tornando-se dependente da medicação.
Os laxantes que têm em sua composição substâncias como fenoftaleína e bisacodil, entre outras, podem, a longo prazo, causar uma lesão no plexo mioentérico, esclarece a gastroenterologista Cláudia Marques Souza de Oliveira, do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP e da Clínica Filippo Pedrinola e Alessandra Rascovski (SP).
Sem contar que o paciente pode apresentar arritmias cardíacas, fraqueza muscular e até ter uma parada cardíaca. Além disso, a longo prazo, ele pode desenvolver insuficiência renal”, afirma a médica.
*http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/131/artigo39357-1.asp


"Distensão do Colón ou Infecção do Colón: Existe um muco protetor que reveste o colón. Laxantes e enemas retiram este muco protetor tornando o cólon vulnerável a infecções. Enemas causam uma distensão no cólon e após algum tempo ele pode perder o tônus muscular, resultando em um cólon incapaz de fornecer as contrações musculares necessárias para mover o bolo fecal fora do seu corpo."
*http://gatda.sites.uol.com.br/laxantes.htm

 Vou falar agora um caso que aconteceu com uma conhecida, ela vivia à base de laxante para manter o corpo até que teve complicações sérias e teve que remover parte do intestino.
Esse é um pequeno alerta que trago para vocês.
Espero que tenha sido útil.
Beijosss.

3 comentários:

Rafa Monteiro Makeup disse...

Acho que se a pessoa quer emagrecer deve procurar um acompanhamento médico e essa de laxante ou usar o que as pessoas indicam é muito sério por que nem tudo que serve pra mim, serve para a minha amiga né!

Beijos
Mulher Antenadíssima

Sandra Gomes disse...

É sim Rafa, cada organismo reage uma forma diferente.

Rodrigo Gallo disse...

Muito boa a notícia. Um alerta para quem quer se dar bem através dos Laxantes

 
BELEZA FÁCIL © Todos os direitos reservados.